quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sophia de Mello Breyner Andresen, nasceu no Porto, em 1919, mas radica-se em Lisboa. Começou a inventar histórias para crianças quando os filhos tiveram sarampo e cito “Era no Inverno e o médico tinha dito que eles deviam ficar na cama, bem cobertos, bem agasalhados. Para isso era preciso entretê-los o dia inteiro. Primeiro, contei todas as histórias que sabia. Depois, mandei comprar alguns livros que tentei ler em voz alta. Mas não suportei a pieguice da linguagem nem a senil mentalidade da “mensagem”: uma criança é uma criança, não é um pateta. Atirei os livros fora e resolvi inventar. Procurei a memória daquilo que tinha fascinado a minha própria infância. Lembrei-me de que quando eu tinha 5 ou 6 anos e vivia numa casa branca na duna, a minha mãe tinha-me contado que nos rochedos daquela praia morava uma menina muito pequenina…” Nasceu, assim, A Menina do Mar.
Vieram depois outras obras bem conhecidas e uma delas é A Noite de Natal onde a escritora retrata tão bem as memórias que tem dos Natais passados na quinta da família e valores humanistas que defendeu sempre pela vida fora.
Foi esta obra que os alunos dos quintos anos leram, estudaram e dramatizaram no primeiro período. Todos demonstraram muito interesse nesta iniciativa e colaboraram activamente. Creio que o objectivo primordial desta actividade foi amplamente alcançado – “Reconhecer o Natal como partilha de sentimentos e valores”.Seguem alguns registos de momentos bem elucidativos da envolvência de todos.

0 comentários:

Enviar um comentário