Ideias com Mérito 8º/9º Ano



Os jovens e a escrita
     No passado dia 26 de novembro, a turma B do 9ºano levou a cabo
mais uma atividade integrada no projeto “Ideias com Mérito”.
     Desta vez, tratou-se de uma oficina de escrita criativa dinamizada pelo animador sócio cultural Rui Fonte.
     A sessão começou com a leitura de um sugestivo texto de forma a levar os alunos a escolherem os elementos essenciais à construção de um texto narrativo.
     As ideias surgidas inicialmente pressagiavam uma tarefa difícil, no que diz respeito à articulação entre elas. Desde o espaço – numa banheira – ao tempo – numa noite escura –, ao enredo – alguém que corre na rua com uma faca na boca –, ou ainda às personagens, tão insólitas como uma pessoa
que ladra, uma rapariga de cabelo azul e um travesti.
     A partir desse momento, os alunos em grupos de quatro, iniciaram a construção da história, num tempo limitado (cerca de cinco minutos) e depois trocaram os trabalhos e todos tiveram de dar continuidade à história começada por outros.
     Passados mais cinco minutos voltaram a trocar os trabalhos já produzidos e tiveram que lhe dar um final.
     Os textos resultantes foram apresentados oralmente. Foram engraçados e provaram que aos nossos jovens não falta imaginação, como poderão constatar nos documentos transcritos ou digitalizados.


Atrasado para o jantar de família
Era uma noite escura, não se via o luar.
Quando cheguei a casa decidi mudar o meu visual, mudando a cor do meu cabelo de azul escuro para…azul claro.
Ouvi ladrar na casa de banho, pensei que fosse o cão, mas mesmo assim fui ver. Quando abri a porta alguém
começou a ladrar na banheira tentando justificar-se.
Olhei pela janela e vi uma pessoa, melhor um travesti a correr pela rua da aldeia, com uma faca na boca, será que estava atrasado para o jantar de família?
Com tudo voltei a ouvir ladrar. Era uma coisa assustadora, mesmo arrepiante! Aquela coisa não era um cão nem um gato, era uma pessoa que ladrava.
Naquele momento essa rapariga transformou-se num ananás gigante e tirou a faca da sua coroa. Depois, a rapariga de cabelo azul, estava suada e acordou sobressaltada com o “cão” a ganir aos pés. Tinha sido apenas um pesadelo!


O pânico das maçãs
Numa noite escura o travesti decidiu tomar banho. Ao entrar para a


banheira, deparou-se com um vulto a dormir no banho. Com o susto, o travesti grita, acordando o vulto que mandou um grande latido.

Decidiu entrar na banheira deitando-se ao pé do vulto. E quando pousou o pé dentro da banheira reparou que em vez de água havia maçãs verdes a cobrir o corpo do vulto. Quando se deita ao lado dele, arredando as belas maçãs verdes, ficando espantada viu que o vulto tinha cabeça de cão mas corpo de humano.


E depois apareceu a rapariga de cabelo azul a fazer aquele anúncio da “Dior” que tem maçãs, mas vermelhas. Então, após o choque das maçãs vermelhas todos tiveram um ataque cardíaco. Ninguém sobreviveu. E fica o aviso: nunca vejam o anúncio da “Dior” ao mesmo tempo que comem maças verdes. 

A maça proibida
Estava uma noite escura.
Ouviu-se ladrar. E a rapariga de cabelo azul procurou o seu cão na Aproximou-se de faca em punho para averiguar o que se passava. A pessoa que se encontrava no chão era um palhaço.
banheira, mas em vez disso encontrou um travesti a tomar banho. A rapariga pegou numa faca e saiu de casa a correr. Colocou a faca na boca para apertar as sapatilhas. Enquanto isso ouviu-se ladrar. Depois um tiro. E um latido esganiçado. Dobrou a esquina e viu uma pessoa no chão.
A menina de cabelo azul, revoltada com a situação decidiu ir roubar maças verdes ao quintal do palhaço. Chegando la viu as mais brilhantes maças verdes, ficou enquanto mas teve de resistir a tentação de as comer.
Pegou em algumas, chegando la com as maças em punho, começou a tirar matando toda a gente.

Só lhe restava uma maça e o ultimo alvo, o cão que ladra, estava a quatro metros de distância, ela pega na maça, fixa o olhar no cão e de repente, aconteceu o mais inesperado, dá uma forte e valente trinca na maça verde.

Curto Sem-Circuito

Numa noite escura um travesti enlouquecido estava a tirar uma


selfie na banheira, de repente ouve um ladrar do seu companheiro. Como ouviu ladrar mandou a faca que tinha na mão e o seu companheiro que ladrava foi buscar a faca que la atirou pela janela fora. Ao passar uma menina com cabelo azul começou a correr para ela e a morde-la.
O cabelo azul era um disfarce, uma peruca. Por baixo disso havia toda uma careca, o cabelo azul simplesmente era usado para esconder umas orelhas verdes. Não eram orelhas normais… eram verdes! O travesti levantou-se e ao embrulhar deixou cair o seu iBANANA 6 para a banheira.
Começou um incêndio por curto-circuito, a casa pegou fogo, e morreram todos.


Os doidos
Era uma noite escura, estava um travesti na banheira. A


rapariga que tinha o cabelo azul ia tomar banho, ao deparar-se com aquela coisa, começou a correr pela rua com uma faca na boca e de repente fica imóvel ao ouvir e a ver uma pessoa a ladrar.
Essa pessoa a ladrar estava a ladrar como um dobermann.
Pegou nele com muito carinho, porém reparou que para além da quantidade de dentes excessiva tinha também um corno entre as orelhas mas não tinha medo, mesmo assim acariciou-o.
O “unicão” ao ver aquele cabelo azul atacou-a em forma de defesa do seu novo dono. Como tinha muitos dentes acabou por comer toda a perna da pobre rapariga. Esta foi para o hospital, o cão foi para o canil e o travesti acabou por tirar um curso de unhas de gel usando o salário para sobreviver e pagar a prótese da pobre rapariga que agora era careca…









Pedi-cross da Leitura - 2ª Edição


         

   À semelhança doa no anterior, os alunos do 8º B organizaram um pedi-cross da leitura, apresentando "leituras partidas" do livro "Sexta-feira ou a Vida Selvagem". Cada um dos grupos tinha a seu cargo o resumo, a seleção de um excerto e a ilustração de uma parte da obra.

     A adesão da comunidade local foi muito boa a começar pelos proprietários dos estabelecimentos que gentilmente integraram os trabalhos nas suas montras, mas também de alguns habitantes que integraram a visita das montras nas suas caminhadas diária











Oficina de Leitura

Os alunos do 8º A leram vários livros, no âmbito da oficina da leitura,  apresentaram-nos aos colegas e destacaram as personagens que mais os marcaram. Ficam alguns registos...








Debate com livros e chocolate
       No passado dia doze de dezembro, a turma B do 8º ano levou a cabo mais uma atividade em parceria com a biblioteca escolar, “Debate com livros e chocolate”
       A atividade iniciou-se com a leitura de alguns poemas sobre o outono, uma vez que chegava o momento de ele de nós se despedir. Ao som de “ As quatro estações, outono”, de Vivaldi, os alunos que frequentam as aulas de apoio de português fizeram a leitura partilhada dos mesmos.


      Para lançar o debate, seguiram-se as apresentações de alguns dos livros lidos no âmbito do contrato de leitura. “Não tenhas pressa de crescer”, “Espiolho sensacional”, “Recados de mãe” e “O último Grimm” entre outros foram alguns dos títulos apresentados. O debate sobre os temas abordados nas diversas obras foi acompanhado com saborosos biscoitos de ou com chocolate que fizeram as delícias de todos. Sinceros agradecimentos aos alunos do curso profissional de cozinha que uma vez mais connosco colaboraram.

8º B Debate com livros e chocolate






Leituras Partilhadas


Os alunos do 8º A após terem lido os seus livros preferidos apresentaram-nos aos colegas e destacaram a personagem que mais os marcou.





O Julgamento do Senhor Lípido


No dia  da Alimentação os alunos do 8ºA apresentaram para as turmas do 6º e 7º ano o julgamento do Senhor Lípido Gorduroso. Esta apresentação teve como objetivo chamar a atenção para a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.

As fotos mostram o entusiasmo dos alunos









Oficina de Escrita Criativa 8º B

0 comentários:

Enviar um comentário