segunda-feira, 9 de maio de 2016

Elisabete Jacinto à conversa com os alunos do 9º Ano

No dia 12 de maio esteve presente na escola EB2,3/s Engº Dionísio Augusto Cunha, Canas de Senhorim, a piloto portuguesa de provas de todo-terreno, com várias participações em provas africanas e autora do livro de aventuras "Irina no Master Rali".
No espaço da biblioteca partilhou com os participantes: alunos do 9º ano e alguns professores, diversas histórias, aventuras e experiências das suas participações em provas de competição, sobretudo as que decorreram em África. Satisfazendo alguma curiosidade, implícita na mente dos presentes, começou por falar do modo como as provas são organizadas e das dificuldades por que, normalmente, passa: a alimentação, a higiene pessoal, o descanso, as variações climáticas, as irregularidades do terreno, como ultrapassar as dunas, como conduzir com lama e pó, etc. Pelo meio iam ficando mensagens de perseverança perante as adversidades e a necessidade de muito trabalho para se alcançar os objetivos, desde que estes estejam bem definidos.
Partindo do cartaz da prova "África Eco Race 2015", convidou a plateia a percorrer as várias etapas da prova até chegar a Dakar, capital do Senegal, através da análise de fotografias suas, enquanto protagonista. Atravessaram-se distintas paisagens, reflexo de diferentes climas: temperado mediterrânico, desértico, tropical seco e húmido, e de diferente cobertura vegetal: os tufos herbáceos, a savana e a floresta, ou a sua ausência. Autêntica lição de geografia e de vida ou não fosse a palestrante ex-professora de Geografia.
Este encontro foi promovido pelo grupo de geografia, em articulação com a Biblioteca Escolar e colaboração da professora Teresa Cardoso de Educação Visual e patrocínio da Plátano Editora.
Os alunos fizeram-lhe uma banda desenhada que lhe ofereceram. Esta gostou muito e agradeceu.



0 comentários:

Enviar um comentário