terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O mundo actual ainda é racista?

Esta foi a questão levantada pela professora de história aos alunos do 9º ano a propósito do dia Internacional em memória das vitimas do holocausto, assinalado a 27 de Janeiro. Apresentamos algumas das suas opiniões.

Na minha opinião o mundo actual ainda é racista e assim vai permanecer, pelo menos enquanto o ser clip_image002humano não puser de parte todos os seus preconceitos em relação a pessoas de outra religião, nacionalidade, etnia, raça, cor, sexo.

O racismo é uma forma de discriminação entre pessoas, embora muitas delas afirmem que não o praticam, se mostrem pessoas inteligentes e saibam que cada um tem o direito de acreditar, fazer ou ser o que quiser, sem pedir permissão a outros. Existem várias formas de manifestar o racismo, pode ser através de comentários, de acções, entre outras. A existência do racismo deve-se ao facto dos indivíduos se acharem superiores aos outros.

As crianças não têm sentimentos de racismo, elas vêem os outros como iguais mas, ao longo do tempo, vão aprendendo, erradamente, com os adultos que existem pessoas superiores a outras. Isto faz com que as crianças e adolescentes quando vêem alguém diferente de si o humilhem, gozem e, por vezes, o façam fazer coisas que ele não quer, fazendo-o sentir-se inferior a tudo e todos, levando, por vezes, ao suicídio e a outro tipo de consequências não menos graves do que esta. Normalmente as pessoas vítimas de racismo são tímidas, inseguras...

Em determinados países, as mulheres são impedidas de se vestirem como querem e de fazerem as mesmas coisas que o homem, o que considero errado porque as mulheres também têm direito a usufruir dos mesmos direitos que o homem. Eu acho que qualquer pessoa tem os seus deveres como também os seus direitos, entre eles a liberdade. Conclui-se que os seres humanos são todos iguais, qualquer que seja a sua raça ou cor, sem qualquer distinção.

Patrícia Ramos 9.ºB

0 comentários:

Enviar um comentário