domingo, 5 de maio de 2019

DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA - 5 de maio


Dia internacional da Língua Portuguesa - 5 de maio



Dia da Língua Portuguesa, também chamado de Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), é comemorado no dia 5 de maio. Este é o dia internacional em que todos os países cuja língua materna é o Português (os chamados lusófonos) celebram essa data.
A nossa língua que, segundo José Saramago, “É a mais bela do mundo”,  é falada por cerca de 270 milhões de pessoas, sendo a língua oficial de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste; em Macau, é também língua oficial até 2049.
Em Portugal, reserva-se o dia 10 de junho para a celebração da Língua Portuguesa, dia em que morreu (no ano de 1580) um dos maiores poetas da nossa língua, Luís de Camões, que muito contribui para a sua renovação e modernidade.
A Biblioteca da Escola, associada ao Grupo de Português, reforçou esse propósito de elevar a Língua Portuguesa. Assim, também comemorou o dia em epígrafe, através de uma exposição, onde se pôde tomar conhecimento da História e Evolução do Português, numa perspetiva diacrónica, da origem do nosso léxico, de alguns dos textos literários e não literários mais antigos em Português e da importância e projeção da língua no mundo. Através dela, tornou-se visível que a nossa língua, como qualquer organismo vivo e dinâmico, modificou ao longo dos tempos e, ainda hoje, está em permanente evolução, tendo tido uma origem bem humilde, o Latim Vulgar ou Popular.
Conhecer a nossa língua implica saber a nossa História, contactar com as nossas raízes culturais, pelo que constitui um legado de extrema importância.
Citando Eugénio de Andrade, "A língua é a única herança que me coube em sorte, e não é pequena, como se sabe.”.
     

0 comentários:

Enviar um comentário