quinta-feira, 26 de maio de 2011

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS - 18 de Maio

Actividades do Dia Internacional dos Museus

Os museus apresentam-se como espaços pedagógicos privilegiados onde a aprendizagem e a recreação se entrelaçam, ocasionando experiências e promovendo saberes de forma tão ou mais proficiente como o aproveitamento optimizado de outro recurso didáctico. Urge então reconhecer a proficuidade de uma relação mais achegada entre os museus e as escolas, porque facilitadora e potenciadora da estruturação pessoal, permanente e dinâmica de conhecimentos.

Celebrada desde 1977 sob proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, a efeméride foi assinalada na escola com a programação de actividades na semana de 16 a 20 de Maio, justamente designada Semana dos Museus, gizadas pelo Grupo de História, com a colaboração da Biblioteca Escolar. O programa consistiu na realização de uma exposição com materiais afectos a museus, desde desdobráveis, cartazes, roteiros, catálogos, postais e outras publicações afins; projecção do filme O Sorriso de Mona Lisa; edição de um número especial do boletim da Biblioteca Letras Vivas. No dia 18, no período da manhã, teve lugar na sala de audiovisuais uma comunicação proferida pelo Dr. Alberto Correia.Desporto 057 Enquanto profundo conhecedor da dimensão pedagógica que o museu assume, o convidado propôs às turmas de 9.º ano e à turma de Línguas e Humanidades Um olhar sobre o tempo de Grão Vasco, mostrando-lhes a importância da interpretação de uma obra para a inteligibilidade de uma época e, por conseguinte, para o conhecimento do tempo, do espaço e do homem que a executou.

Procurou-se essencialmente que os alunos entendessem o espaço museológico como fonte de conhecimento e de diversão, despertando-lhes a vontade e a motivação para uma visita. Será lá, no museu, rodeados de objectos que narram histórias e que os transportam para um tempo outro, que sentirão o museu como um verdadeiro espaço de aprendizagem e de fruição cultural.

0 comentários:

Enviar um comentário