O escritor Nuno Camarneiro, vencedor do Prémio Leya 2012, esteve na nossa escola, no dia 8 de maio, para conversar com os alunos do ensino secundário sobre os seus livros e as suas vivências.
Nuno Camarneiro nasceu em 1977, na Figueira da Foz. Estudou em Coimbra e licenciou-se em Engenharia Física. Doutorou-se em Ciência Aplicada ao Património Cultural, em Florença e trabalhou no CERN (Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear), na Suíça. Atualmente, é investigador na Universidade de Aveiro e professor do curso de Restauro na Universidade Portucalense do Porto.
O seu primeiro romance No Meu Peito não Cabem Pássaros foi publicado em 2011. Seguiram-se, Debaixo de Algum Céu, (2013), galardoado com o Prémio LeYa 2012 e Se eu fosse chão (2015). Durante a conversa, num clima de grande empatia, o jovem escritor e cientista falou do seu percurso académico, do seu gosto pelos livros e da sua experiência enquanto escritor, destacando a importância de ter sido, desde muito cedo, um leitor ávido e curioso. Salientou também que a escrita, tal como qualquer atividade, exige muito trabalho, força de vontade e persistência.
Nuno Camarneiro respondeu, ainda, às questões do público sobre as suas preferências literárias, os seus métodos de trabalho, a forma como escolhe os títulos dos seus livros, etc.
No final, o autor destacou a importância da leitura e da escrita na promoção do sucesso pessoal, académico e profissional.
Livros publicados pelo escritor
Para saberes mais sobre o escritor clica aqui
0 comentários:
Enviar um comentário