Há cerca de três décadas a encantar as gerações mais novas com histórias alucinantes, Ana Maria Magalhães, com a companheira de aventuras Isabel Alçada (Ex ministra da Educação), procurou tesouros escondidos, perdeu-se em desertos africanos, embrenhou-se na selva amazónica, “descobriu” ilhas desertas, esquiou na Serra da Estrela, desceu destemidamente às profundezas de uma mina, até esteve à hora certa no sítio errado, entre muitos outros motivos de criação ficcional.
Numa outra aventura, a de motivar os mais pequenos para a sedução do mundo mágico da leitura e da escrita, a autora passou pela biblioteca da escola sede onde se apresentou a uma plateia de jovens leitores - alunos do 1º e 2º ciclos -, que se mostrou bem preparada e conhecedora das suas obras, algo que muito a impressionou .
Após a apresentação inicial, pela professora bibliotecária, Celeste Sampaio, Ana Maria Magalhães começou por responder às muitas e diversificadas questões (onde se inspirava, do que mais gostava, que profissões teve, que profissões gostaria de ter tido, a relação que tinha com Isabel Alçada, entre muitas outras que nasceram da curiosidade infantil) que os alunos, de forma conhecedora e entusiasta, lhe colocaram. Foi o pretexto para a autora desfiar a história da sua obra que se enreda com a da sua própria vida.
A escritora ficou particularmente encantada com a imaginação e a criatividade posta na conceção de materiais com que foi presenteada, eles próprios inspirados nas suas histórias: uma joaninha, um vaso com flores, um cartão personalizado com a sua foto e alguns poemas.
O cartaz que serviu de fundo à comunicação onde aparecem em relevo as personagens de «Uma aventura em Lisboa», elaborado pela professora Maria do Carmo, mereceu também grandes elogios da escritora.
| Foi professora Ajudou nas leituras Agora escritora De umas boas aventuras Vitória Ramos 3º Ana Escola Aguieira | Andamos à procuraDos primosMas no meio daLoucura os vimosNum tira, puxaPartiram a vassouraDa bruxa cartuxaQue grande aventura!A professora Ana MariaCom alguma doçuraE sabedoriaEncontrou a curaDesta patifariaBeatriz Correia aluna do 3º ano da Escola da Aguieira |
0 comentários:
Enviar um comentário